Letícia Matos
Tubarão
Com o objetivo de diminuir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções do vírus da influenza no público alvo, inicia hoje a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.
Esse ano, as doses serão destinadas a nove grupos prioritários, divididos em: pessoas idosas (com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Em Tubarão, 33.685 pessoas devem receber a dose e a data limite para que o cidadão compareça em uma sala de vacina é até o dia 22. Antes disso, no sábado, dia 9, as unidades com sala de vacina ficarão abertas em período integral para contribuir com a mobilização nacional, o Dia D da Vacinação. Na Campanha de Vacinação de 2014, na Cidade Azul, mais de 20 mil pessoas foram imunizadas, atingindo 98% da meta determinada pelo Ministério da Saúde.
A meta no estado é imunizar 80% dos 1.561.033 catarinenses que integram a população-alvo. Cerca de 6,7 mil profissionais atuarão em mais de 1,7 mil postos de vacinação. “Para reduzirmos ainda mais o número de casos de síndrome respiratória por influenza, devemos manter as ações de vigilância e buscar altas taxas de cobertura nas populações prioritárias”, alerta a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), Vanessa Vieira da Silva.
Meta por grupo em Tubarão
As doses estarão disponíveis para 5.187 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, 12.074 idosos, 2.691 trabalhadores de saúde, 1.260 gestantes, 155 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), 11.502 portadores de doenças crônicas, 641 pessoas privadas de liberdade e 175 agentes penitenciários. A meta é imunizar 80% de cada grupo.
Salas de vacinação em Tubarão
As doses podem ser encontradas em qualquer unidade de saúde com sala de vacina ativa: São Martinho 1, Vila Esperança, Revoredo, São Clemente, São Cristovão, Sertão dos Corrêa, Mato Alto, Km 60, Humaitá, Morrotes, Campestre, Sais, Fábio Silva, Oficinas 1 e Núcleo Epidemiológico (Policlínica Central).
Campanha em Capivari de Baixo
A vacina será disponibilizada a partir de hoje nas unidades de saúde do bairro Três de Maio e no Posto Central, no horário das 8 às 17 horas. No Dia D estarão em atendimento, além desses, os dos bairros Ilhotinha, Extensão Vila Flor, Caçador, Santa Lúcia, Centro 1, Santo André, Otto.
Contraindicações
A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.
Segurança
A vacina usada na campanha contra a Influenza é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez pode apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências são em número bem pequeno de indivíduos, são bem leves, e tendem a desaparecer em 48 horas.
Como evitar a gripe?
• Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento
• Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço
• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
• Higienize as mãos após tossir ou espirrar
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
• Mantenha os ambientes bem ventilados
• Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe
284 pessoas morreram de gripe H1N1 de janeiro a agosto de 2012, no Brasil. 14 pessoas morreram no mesmo período em Santa Catarina.

